03/05/2020 às 18:13 Dicas de casamento

Cerimônia ar livre ou na igreja?

780
5min de leitura

Dessa vez iremos falar sobre celebrar cerimônia religiosa ao ar livre ou na igreja.

Para marcar o casamento na Igreja Católica é necessário seguir alguns procedimentos impostos por normas pré-estabelecidas no Código de Direito Canônico. Assim, se resolver casar em uma igreja, que não seja a de sua paróquia ou de seu noivo, deverá conversar com o padre responsável, anunciando sua intenção de casar em outra paróquia.

Procedimentos nas Igrejas

Muitas igrejas necessitam de um prazo de um ano, de antecedência, para marcar a data. Mas, o processo do casamento só deve ser iniciado com 3 meses de antecedência. Geralmente, as igrejas cuidam dos requisitos burocráticos, dando prosseguimento ao Processo do Matrimônio numa Conservatória do Registro Civil. Depois de terminado o processo é emitido um documento que autoriza o casamento (Certificado de casamento) que atesta que o casal está habilitado para se casar. Em seguida o casal está apto a fazer o “curso de noivos”, exigido pela Igreja, ministrado por um padre e junto com outros casais.

O casamento ao ar livre é, sem dúvidas, um dos estilos mais bonitos, além de muito romântico. 

Casar-se ao ar livre pode trazer muitas vantagens, mas também requer um cuidadoso planejamento. Esse tipo de cerimônia envolve uma logística detalhada e extra que os noivos devem levar em conta para que tudo seja exatamente como sempre imaginaram. O que não faltam são inspirações de detalhes de uma linda decoração de casamento ao ar livre, combinada perfeitamente com a mesa do bolo de casamento e as temáticas e originais lembrancinhas de casamento, que os convidados levam para casa no final da festa. Mas há que se pensar em outros itens.

Cerimônia na Igreja

A cerimônia católica é sempre feita na igreja. Pode ser realizada com uma missa completa, com comunhão, ou apenas a cerimônia específica para a celebração do matrimônio, que não inclui a comunhão. Os noivos devem resolver e passar a decisão ao padre. Também devem esclarecer, com o padre, quanto ao roteiro, textos bíblicos e os gestos simbólicos.

Decorações e Extras

Toda a parte de decoração, fundo musical ou qualquer outro detalhe que queira incluir na cerimônia deverão ser autorizados pela igreja. Geralmente, as igrejas celebram mais de um casamento por dia. Assim, converse com os outro casais que irão se casar no mesmo dia para dividirem os gastos de arranjos de flores e até o músico ou dj contratado.

Atenção especial às altas temperaturas

Principalmente se seu casamento for no verão ou em locais onde a temperatura costuma ser mais elevada, lembrem-se de sempre de garantir a máxima comodidade aos convidados, isso será a base de sucesso da sua festa. Tenham preparado vários locais com água refrescante, e pensem em oferecer lembrancinhas de casamento diferentes como sombrinhas, chapéus, leques personalizados e que serão úteis para ajudar os seus amigos a aproveitarem também esse entorno ao ar livre. 

É recomendável que procurem espaços com árvores, que proporcionem sombra natural ou busquem empresas que montem tendas ao ar livre, assim irão garantir ainda mais charme, já que elas podem ser de materiais que se integram ao dcoração. Em um ambiente fresco, todos estarão confortáveis, inclusive os noivos e o celebrante.

Cuidado com os intrusos na cerimônia ao ar livre como praias

Se, às vezes é difícil controlar os convidados em um local fechado, imaginem em um espaço aberto, como na praia ou no campo. Sinalizem e limitem bem a área onde será realizada a cerimônia e a festa, e contratem uma equipe de segurança para ficar atenta ao perímetro do casamento. Caso seu orçamento não permita contratar uma equipe, peça a alguns familiares e amigos mais chegados para estarem alerta sobre os possíveis convidados extra que possam aparecer durante a festa.

Custos

Certidão: cada estado tem valores diferenciados por cartório

Taxas de Igreja: as igrejas também têm taxas com valores distintos, podendo variar muito. Mas, os encargos podem variar entre R$1.000,00 até R$10.000,00.  O ideal é consultar antes de dar entrada na documentação. Se for casar em uma igreja que não pertença a sua Paróquia será cobrada uma taxa extra.

Decoração: o custo da decoração vai depender das flores escolhidas e da quantidade. Portanto, só terá um valor aproximado quando resolver quais e quantas flores irá usar. Todos os itens que queira incluir serão pagos pelo casal.

Dica: normalmente as igrejas fazem um contrato onde constam todos os itens pré-estabelecidos, portanto, certifique-se que tudo esteja claramente descrito no documento. Muitas igrejas também pedem um cheque caução, para uma possível multa por atraso por parte da noiva. Tentando evitar assim, que os próximos casamentos fiquem prejudicados.

Cuidados e vantagens que for casar ao ar livre

Independentemente de casar na igreja ou ao ar livre, case onde sempre sonhou. 

Infelizmente, não controlamos a meteorologia, e se chover no dia do seu casamento, ative imediatamente um plano B, deixando uma logística preparada para passar a festa para um local fechado ou para uma tenda onde os convidados possam estar cômodos. Caso o local escolhido possua um espaço fechado, podem montar toda a decoração dentro, dando igualmente esse toque rústico ou de casamento ao ar livre ao local. Tenham cuidado com água nos aparelhos de som e garanta a animação com as músicas para festa de casamento até o último minuto.

Casamentos ao ar livre são sinônimo de romantismo e beleza natural, onde todo o ambiente é mágico e tranquilo. Pensem em uma decoração de acordo com o local da festa, que normalmente pode variar entre o vintage, rústico ou boho chic, e façam a escolha das músicas para casamento de acordo com esse entorno para cada momento da festa, seja para entrada dos noivos ou mesmo para o momento do corte do bolo de casamento. Acima de tudo, definam o espaço de acordo com o estilo dos dois, para que cada detalhe seja um espelho da personalidade de ambos.

Cuidados com a tradição religiosa

Casar-se em uma igreja não significa necessariamente ser religioso, mas uma vez que se concorda em realizar a cerimônia em uma igreja histórica, há que se considerar algumas regras paróquiais. Por isso, o mais aconselhável é conversar com o padre responsável para saber detalhes da celebração. O que se pode mudar, se há restrições quanto às músicas católicas para casamento ou quanto às vestimentas, e os limites de horário.

Fotografias inesquecíveis

Um dos pontos mais fortes para a escolha definitiva de uma igreja histórica como cenário do enlace são as fotos da decoração de casamento e da cerimônia que podem ser feitas. A iluminação clássica garante um aspecto sofisticado ao álbum, e os noivos mais tradicionais vão se sentir em um verdadeiro filme de época. E então, já consegue se decidir sobre o lugar do seu casamento? Depois disso já podem começar a pensa nos convites de casamento.

Realizar a cerimônia religiosa na igreja ou ao ar livre ambas tem suas vantagens e particularidades, o importante é realizar o seu sonho e casar no local que sempre imaginou. 

lembre-se que com o passar dos anos a única maneira de recordar e reviver esse dia especial é através do vídeo do seu casamento, não deixe de ter esse que sem dúvida será a única opção de recordar toda essa historia novamente.

por Luciano Henrique

03 Mai 2020

Cerimônia ar livre ou na igreja?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

casamento ao ar livre casamento classicos casamento na igreja casamentos casamentos romanticos casamentos tradicionais case de dia case na igreja dicas de casamentos

Quem viu também curtiu

24 de Jul de 2020

Como começou a minha paixão pela filmagem de casamento

28 de Jan de 2020

5 Emoções que os casais não devem esconder no vídeo do casamento

26 de Set de 2023

A importância em registrar o vestido da noiva

Seja bem vindo ao nosso site, fique a vontade e entre em contato para um atendimento personalizado e especial.
Logo do Whatsapp